EIXO 3 – GESTÃO
- Contratação de profissionais da comunicação com ênfase em publicidade e marketing com vistas a melhoria da comunicação institucional com a sociedade.
- Interação entre classificação e extensão rural, disponibilizando os serviços da classificação para parceiros governamentais, famílias/produtores e empresas assistidas, buscando qualidade e segurança alimentar, além de lisura entre negociações das partes.
- Repensar as suas estruturas hierárquicas.
- Propiciar encontros regionais presenciais para a interação do corpo funcional, objetivando trocas de informações e de experiências em relação às situações vivenciadas nas unidades operativas e nos municípios.
- Desenvolver uma política permanente de combate a toda forma de assédio ou discriminações no âmbito da instituição, incluindo processos punitivos dessas violências e educativos para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho respeitoso e saudável.
- Comprometer a diretoria executiva a defender e a buscar orçamento para a instituição perante o executivo e legislativo estadual e federal.
- Realizar um estudo de reformulação de seu organograma, passando do formato atual para outro que amplie a participação, com instancias interativas e que qualifique os rumos de ATERS.
- Rever sua estrutura administrativa, para que atenda de forma mais ágil os escritórios municipais.
- Atentar para a sua estrutura hierárquica. Há necessidade de rever ou instituir novas formas de relacionamento entre “central/regionais” e “campo”, entre “ATRs/chefes” e “subordinados”, tendo em vista, inclusive, o melhor aproveitamento do conhecimento do corpo funcional para o desenvolvimento da ATERS.
- Instituir aplicativos ou procedimentos digitais que de fato facilitem o registro do trabalho realizado, otimizando o tempo.
- Reformular os sistemas de registros das atividades de campo, tendo em vista a necessidade de ampliação das possibilidades de registro.
- Padronizar a participação institucional em eventos (identidade visual e equipamentos padrão).
- Discutir e elaborar formas de eliminar o machismo estrutural e institucional.
- Realizar teste de perfil para o exercício de cargos, de acordo com a função pretendida.
- Resgatar os centros de formação para atender as necessidades das famílias rurais.
- Construir balanço social para evidenciar sua importância para a sociedade gaúcha.
- Evitar que demandas não planejadas passem de maneira intempestiva a serem metas prioritárias a serem cumpridas.
- Articular política para regrar e garantir o orçamento. Construir junto ao CTA e deputados estaduais lei que regre o valor a ser repassado de forma constante para a Emater/RS.
- Buscar construir junto ao governo federal um sistema nacional de ATERS que garanta repasses dos recursos.
- Desenvolver contratos com outras Secretarias (SEMA, SEDUC, Saúde, Assistência Social), IBGE e outras instituições.
- Reivindicar e defender que os recursos contribuídos pelos agricultores familiares para o Sistema S sejam investidos na extensão rural.
- Aumentar minimamente em 1/3 o repasse de recursos do Governo do Estado.
- Promover trocas e intercâmbios entre os seus profissionais e regiões.
- Adotar uma política de cuidado à saúde do corpo funcional.
- Respeitar o PCS e dar transparência aos processos administrativos.
- Melhor aproveitar o potencial e conhecimentos de seus profissionais na ATERS, indiferentemente da posição hierárquica em que se encontram.
- Disponibilizar assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais nas unidades operativas, visto a eliminar “desvio de função” e o acúmulo de tarefas dos demais profissionais.
- Fazer com que as prefeituras respeitem as contrapartidas dos contratos (estrutura e recursos humanos).
- Adotar como parâmetro a concentração de públicos de ATER para a distribuição das demandas, recursos humanos e orçamentos às unidades operativas.
- Estruturar a instituição, principalmente, com veículos e computadores, também utilizando parte dos recursos captados em projetos de crédito, classificação e cursos, com a garantia mínima de 10% de renovação anual da frota.
- Instituir processos que agilizem o fluxo de trabalho interno (secretarias de estado Central regionais municipais).
- Fomentar um projeto de ATERS de estado, atendendo as expectativas regionais e municipais e não aos interesses políticos partidários.
- Fortalecer protocolos e procedimentos institucionais que combatam a pessoalidade das decisões e tragam transparência.
- Cumprir as regras estabelecidas para as transferências.
- Revisar e alterar os critérios para escolha da gestão de regionais, do central e da presidência, considerando critérios técnicos e a experiência na extensão rural.
- Melhorar a estrutura das unidades operativas.
- Rever nomenclaturas como, por exemplo, a de chefe.
- Modernizar a gestão utilizando as tecnologias disponíveis, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de sistemas digitais ágeis.
- Discutir se a estrutura organizacional da instituição é adequada para a realidade atual, considerando o PCS.
- Ser propositiva de programas estruturantes, que de fato propiciem o desenvolvimento rural, ou seja, a transformação das famílias atendidas.
- Utilizar, para além dos procedimentos praticados GPL, GET, SEAPI e SDR, metodologias participativas para o estabelecimento das metas contratuais com o governo do estado. GET e GPL precisam dialogar mais com os EMs, para saber a real necessidade dos públicos da ATERS.
- Adequar o número de famílias atendidas por técnico, como vistas a possibilitar atendimentos com qualidade.
- Valorizar a remuneração do corpo funcional, possuir uma política de progressão de carreira e processo seletivo interno, mantendo com isso o interesse de permanência na instituição.
- Reforçar a área social, com reposição de profissionais nas unidades operativas, tendo em vista a continuidade da obtenção do CEBAS.
- Cumprir o PCS na íntegra.
Envie sua proposição
Você pode comentar qualquer das proposições acima, basta clicar sobre ela; ou você pode sugerir uma nova proposição neste eixo clicando aqui
Tem uma conta?
Entre ou inscreva-se! É rápido e gratuito!
Cadastre-se neste site!
Cadastre-se agora para receber novidades.
Perdeu alguma coisa?
Digite seu nome de usuário ou e-mail para redefinir sua senha.
Por favor Conecte-se para enviar conteúdo!